segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


Faça alguma coisa!

O mundo (ou boa parte dele) ainda está chocado com a tragédia do terremoto que assolou a capital e arredores do Haiti no mês passado. Muitos devem pensar: Mas ainda estão falando disso? Infelizmente pra esse povo vai ser difícil esquecer o que aconteceu pelo caos que o país vive no pós-terremoto, e nós como Cristãos que somos, sofremos juntos com eles, pois são nossos irmãos que lá estão lutando para viver.

Se antes o país já sofria dentre outros problemas, pela precariedade da estrutura de suas cidades, falta de educação, saneamento básico e distribuição de renda desigual, o que dizer agora então que cidades inteiras vieram abaixo, deixando milhares de mortos, e ainda uma incalculável quantia de pessoas desabrigadas, doentes e sem ter pra onde ir?

Crianças que já lutavam contra o preconceito, contra doenças, contra a fome, agora têm um agravante: terão que lutar sozinhas, pois muitas se tornaram órfãs depois do terremoto. E não obstante a isso, agora estão caindo nas mãos de traficantes de crianças que por lá estão agindo livremente, se aproveitando de uma situação de calamidade para tirarem o pouco que resta dessas crianças. Dando-lhes uma falsa esperança de viver uma vida melhor em outro país. Mas que na verdade estão só aumentando o sofrimento delas, pois certamente essas crianças serão escravizadas, e obrigadas a fazer todo tipo de trabalho sujo para estas pessoas.


O mais revoltante disso tudo é que elas podem estar "se vendendo" em troca de comida e bebida, porque pessoas como eu e você não se mexem pra ajudar. O que você anda fazendo quanto a isso? Está olhando e falando: Misericórdia, você viu o que aconteceu lá no Haiti? Coitados deles e etc. Enquanto dá mais uma mordida num pedaço de carne, ou mais um gole de suco geladinho. Pois saiba que a comida que vc comeu só hoje no almoço, muitas pessoas não comeram durante vários dias inteiros no Haiti. E dariam tudo pra poder tomar um só copo de água que você jogou fora enquanto estava lavando o seu carro.

Mas são tempos difíceis não é mesmo? Não tem de onde tirar dinheiro pois é começo de ano, sabe como é, IPTU, IPVA, material escolar fazem o seu orçamento estourar não é verdade? Desculpas nós temos à beça! Ainda tem aquela viagem que você fez e que acabou gastando um pouco mais do que o previsto e tem que cobrir o cheque especial antes que estoure a sua conta no banco.

Pois eu te digo que enquanto você está tentando pagar suas contas e impostos, pessoas estão tentando sobreviver, estão brigando por mantimentos, vasculhando em meio a escombros um enlatado com alguma coisa qualquer dentro simplesmente pra não morrer de fome.

Ao invés de ficarmos gastando tempo discutindo algo que não vai mudar nem acrescentar em nada nossa vida, como por exemplo, o que mais escutamos por aí (mesmo no nosso meio) que: como Deus deixa isso acontecer? Ou então como um famoso "líder" cristão nos Estados Unidos andou dizendo por aí: que isso aconteceu porque o Haiti tem pacto com o demônio e por isso Deus penalizou aquela nação mandando terremoto sobre eles. Mas levantar da sua cadeira e fazer algo que ajude a amenizar a dor deles tenho certeza que não o fez. E triste é saber que isso é o que muito cristão (cristão?) anda fazendo por aí: Falando sem ao menos se dispor pra ajudar da maneira que sua mão alcance.

Como Cristãos, além de orar por estas pessoas (que é nosso DEVER), temos que fazer muito mais do que estamos (se estamos) fazendo por elas. Mas muitos em vez disso, insistem em procurar uma razão pra o que aconteceu sem antes pelo menos consultar a palavra.

E para aqueles que ainda insistem em dizer que a causa do terremoto é um "castigo" de Deus ou algo parecido, recomendo-lhes a leitura de Lucas Cap.13 1-5, que se segue:

"E, NAQUELE mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.

E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis."

Nada mais esclarecedor que a palavra de Deus!

Como seres viventes, estamos sujeitos a estas catástrofes, basta estarmos simplesmente vivos para isso acontecer, não é o seu ou o meu pecado que vai isso determinar. Podemos observar isso com a triste morte de Zilda Arns no mesmo terremoto, uma mulher que sem dúvida fazia a vontade de Deus, que olhou pra questão dos órfãos e que suas ações devem servir de exemplo para todos nós. Mas infelizmente ela estava lá, e provavelmente em missão naquele lugar, chamando a atenção para a questão das crianças abandonadas.

Então queridos não é tão difícil de ajudar, basta que você queira e que não fique dando desculpas. Ajude da forma que você pode. Abaixo seguem alguns links com as contas das instituições pra ajudar (coloquei o link com as notícias pra vocês não dizerem que a conta é minha rsrs):

Banco do Brasil

http://www.bb.com.br/portalbb/page251,102,2685,0,0,1,6.bb?codigoNoticia=21851&codigoMenu=643

UNICEF

http://www.supportunicef.org/site/pp.asp?c=9fLEJSOALpE&b=1023561

OXFAM

http://www.oxfam.org/en/emergencies/haiti-earthquake#donate

CARITAS INTERNATIONALIS

http://www.caritas.org/index.html

SAVE THE CHILDREN

http://www.savethechildren.org/emergencies/latin-america-caribbean/haiti/earthquake-10/?WT.ac=hp_fb_haiti&dcsref=http://www.savethechildren.org/

Amados, temos que mostrar porque somos cristãos com nossas ações não só com palavras. Continuem orando por essas vidas, façam aquilo que lhes é possível. Eu não consigo enxergar um Cristão dormindo bem com essa tragédia que aconteceu e não fazendo nada. A mídia pode ter esquecido já as vítimas do terremoto, mas nós não podemos esquecer.

Que Deus dê conforto pra estas pessoas e que toque nossos corações e nos mostre onde e como podemos fazer pra a Sua vontade seja feita.

Um comentário:

  1. A visão de dar testemunho atravez do evangelho do reino de Deus,hoje tem que ser vista muito mais a serio do que temos somente falado,temos que verdadeiramente praticar muito mais,pois,o dia da vinda de Cristo esta mais perto que pensamos e se nós queremos ter nossa coroa no reino de Deus precisamos amar o mundo como Jesus amou,fico feliz de ver verdadeiros ministros do evangelho falando do amor pelas nações.

    ResponderExcluir

Comente! Faça um blogueiro feliz!